21 de set. de 2011

PROJETO AFRICANIDADE

Seguindo a Nigéria, o Brasil é a segunda maior nação negra do mundo e tem cerca de 50% de afro-descendentes entre sua população. Ainda assim, a história e as produções culturais das pessoas negras pouco se fazem presentes nos conteúdos escolares.













O CABELO DE LELÊ         DE    VALÉRIA BELÉM


                                              

O CABELO DE LELÊ DE VALÉRIA BELÉM É UMA ÓTIMA LEITURA QUE POSSIBILITA DESENVOLVER A AUTO ESTIMA DA CRIANÇA NEGRA OU AFRO DESCENDENTE. ESTE LIVRO ABORDA A QUESTÃO DA RAÇA NEGRA COMO PESSOAS REVESTIDAS DE BELEZA.
COM ELE TRABALHEI A DIVERSIDADE DE PENTEADOS DO CABELO AFRO, FIZEMOS PINTURA E COLAGEM, E  PESQUISA JUNTAMENTE COM OS PAIS DE FIGURAS DE REVISTAS DE TAIS PENTEADOS.







  
A BONEQUINHA PRETA 
ALAIDE LISBOA



 ESSA FOI
                                 PARA A EXPOSIÇÃO
                               NO ANO PASSADO



Curiosidades da cultura afro-brasileira

Os instrumentos afro-brasileiros são:












  • Afoxé
  • Agogô
  • Atabaque
  • Berimbau
  • Tambor
No período 1810-1030era comum evitar uma maioria de escravos da mesma etnia numa mesma senzala


Até o século XIX os batuques dos negros eram estimulados por serem válvulas de escape e acentuarem as diferenças entre as diversas nações africanas


Mestre Pastinho instituiu o informe dos angoleiros com as cores do seu time o Ypiranga de Salvador (Bahia).



INSTRUMENTOS MUSICAIS FEITO DE SUCATA 

Nossos instrumentos feitos
em sucata...



 Aproveitando os alunos 
conheceram alguns instrumentos 
e se divertiram muito...








 
ALGUNS DESENHOS
PARA COLORIR



                                    ANIMAIS DA AFRICA 




ÁFRICA – NATUREZA E CULTURA DE MÃOS DADAS


Apesar das guerras constantes, da seca, da fome e da miséria que assolam seu povo, a África é um dos lugares mais belos e magníficos do planeta. Há algum tempo atrás muitos dos animais africanos, foram vítimas de caçadores inconseqüentes e ordinários, o que quase levou a extinção de alguns animais como o Rinoceronte Branco, o Leopardo, o Gorila da Montanha, o Crocodilo, o Elefante, o Búfalo e muitas outras espécies.

Mas graças a pesquisadores, ecologistas, e conscientização e colaboração das comunidades tribais locais e leis ambientais, foram criadas várias reservas na África que tem como objetivo a preservação da fauna e flora, onde, se pode ver de perto, os animais de grande porte que vivem em plena liberdade e circulam livremente fora da mira de caçadores, numa natureza exótica e exuberante. 
Por : Cultura Afro 6ºanos

O imaculado continente africano proporciona, em várias regiões, uma aventura incrível e enriquecedora, através de safáris no deserto ou nas savanas – uma experiência única que alia a beleza natural com a riqueza das diversidades culturais e étnicas, tudo se integrando na mais perfeita harmonia como o pôr-do-sol diário abençoado por Deus.

                                  Sugestões de atividades












A África do Sul é berço dos maiores mamíferos do mundo. Nas suas savanas passeiam livremente os ‘big five’ – Búfalo, Leão, Elefante, Leopardo e Rinoceronte, magníficos, e junto com outros gigantes como Girafas, Hipopótamos, Baleias, Tubarões Brancos e Golfinhos são símbolos do pais. No entanto há muito mais na fauna da África do Sul. O país é um dos mais ricos em biodiversidade, com inúmeras espécies de pássaros, mamíferos, cobras, lagartos, aranhas e insetos, alguns bem bizarros.







As crianças adoraram pintar
os animais da África no cd
ficaram lindos...


























Abará
Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado a massa que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água (No candomblé, e comida-de-santo oferecida a Tansã, Obá e Ibeji).

Quibebe
Prato típico do Nordeste, de origem africana, feito de carne-de-sol ou com charque, refogado e cozido com abóbora. Tem a consistência de uma papa grossa e pode ser temperado com azeite-de-dendê e cheiro verde.
História da Feijoada
A feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária afro-descendente, se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consiste na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.Na época de escravidão, os senhores não comiam partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos, ou pés e davam tais partes aos seus escravos.Como a alimentação dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adcionar água, sal e pimentas diversas à mistura. Estava feita a primeira feijoada.


CULINÁRIA AFRICANA


MÁSCARA AFRICANA 

As máscaras sempre foram as protagonistas indiscutíveis da arte africana. A crença de que possuíam determinadas virtudes mágicas transformou-as no centro das pesquisas. O fato é que, para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos. Serviam também para identificar os membros de certas sociedades secretas.


SUAS FUNÇÕES 
  • disfarce;
  • símbolo de identificação;
  • esconder a sua identidade;
  • transfiguração;
  • representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais ou rosto de animais;
  • participação em rituais (muitas vezes presente, porém sem utilização prática);
  • interação com dança ou movimento;
  • fundamental nas religiões animalistas;
  • mero adereço;
  • previnir contágios de outras pessoas.
















CONSCIÊNCIA NEGRA

POEMA
GALINHA D'ANGOLA
Poema - Galinha D'Angola
Coitada
Da galinha
D'Angola
Não anda
Regulando
Da bola
Não pára
De comer
A matraca
E vive
A reclamar
Que está fraca:
— "Tou fraca! Tou fraca!

VINÍCIUS DE MORAES



    SUGESTÃO DE LEITURA 
                                        BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA
                                                 DE GERCILGA DE ALMEIDA

6 comentários:

  1. Muito bom Marcia seu blog me servirá de fonte de pesquisa para desenvolver atividades em minha turma de Maternal III. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Muitoobrigada por partilhar suas ideias.

    Prof.ª Neusa

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, vou utilizar algumas ideias e trabalhar com minha turma.

    ResponderExcluir