30 de set. de 2011

EXEMPLOS DE CANTIGAS DE RODA


O que são cantigas de roda


As cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em escolas, parques e outros espaços frequentados por crianças. As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.

Exemplos de Brincadeiras de roda:
 CARANGUEJO:
Caranguejo não é peixe/caranguejo peixe é/caranguejo não é peixe,na vazante da maré.
Palma,Palma, Palma, Pé,Pé,Pé, Roda,Roda, Roda, Caranguejo peixe é.
Caranguejo não é peixe/caranguejo peixe é/caranguejo só é peixe na enchente da maré.
TEREZINHA DE JESUS:
Terezinha de Jesus/ de uma queda foi ao chão/ acudiram 3 cavalheiros/ todos 3 chapéu na mão.
O primeiro foi seu pai / o segundo seu irmão/o terceiro foi aquele que Tereza deu a mão.
Terezinha de Jesus/ levantou- se lá do chão/e sorrindo disse ao noivo: “eu te dou meu coração”/
Da laranja quero um gomo/do limão quero um pedaço/do……..quero um beijo/e do ….um abraço.
CIRANDA CIRANDINHA
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar/ Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar.
O anel que tu me deste/ era vidro e se quebrou/ o amor que tu me tinha/ era pouco e se acabou.
Ciranda, cirandinha,vamos todos cirandar /vamos ver a …….. que já está pra se casar/
Por isso ……………./faz favor de entrar na roda/diga um verso bem bonito/diga adeus e vá-se embora.
NA BAHIA TEM:
Na Bahia tem/ tem, tem, tem/na Bahia tem, oh morena/ coco de vintém/
Na Bahia tem/já mandei comprar/na Bahia tem, oh morena/ ferro de engomar.
Na Bahia tem/ já mandei buscar/ na Bahia tem, oh morena /fole de soprar.
TANGO MORENA:
Tango, tango, tango morena, é de carrapicho/vamos botar…na lata do lixo.(Continuar com outras crianças indo para o lixo).
A CANOA VIROU:
A canoa virou/foi deixado ela virar/ foi por causa do …………que não soube remar/
Vira pra cá,vira pra lá…..é velho e não quer casar.
Variação: 
A canoa virou/foi deixado ela virar/ foi por causa do …………que não soube remar/
ah se eu fosse um peixinho e soubesse nadar/ eu tirava……lá do fundo do mar.
CARNEIRINHO  CARNEIRÃO :
Carneirinho, carneirão,neirão, neirão/ olhaí pro céu , olhaí pro chão,pro chão, pro chão…
Manda el Rei, Nosso  Senhor, Senhor, Senhor, para todos se ajoelharem
( repete  tudo até a próxima ordem: “para todos se levantarem”, “para todos se sentarem” e por último, “para todos se deitarem”.
Outras canções, (brinquedos cantados):
Atirei o pau no gato- to/ mas o gato-to / não morreu/D.Chica-ca/ “dimirou-se”-se/ do berrô/do berrô/que o gato deu! miau!!!
Sugestão: (não mais do folclore,mas para educar, que o gato, como todo animal, não deve apanhar:
Não atire o pau no gato-to/porque isso não se faz,faz,faz/ o gatinho-nho é nosso amigo-go/não devemos maltratar os animais/ miau!!!
ou Parte II:
Fui dar parte na polícia-cia/ e a polícia-cia/ me prendeu-deu,deu/D.Chica-ca “dimirou-se”-se/ do berrô, do berrô que o gato deu, Miau!!!
PIRULITO :
Pirulito que bate bate/pirulito que já bateu/Quem gosta de mim é ela/quem gosta dela sou eu/
Pirulito que bate bate/pirulito que já bateu/A menina que eu amava/Coitadinha já morreu.
EU FUI NO ITORORÓ:
Eu fui no Itororó/beber água e não achei/achei bela morena/que no Itororó  deixei/
Aproveite minha gente/que uma noite não é nada/ se não dormir agora/dormirá de madrugada/
Óh Mariazinha, ó Mariazinha/ entre nessa roda/ou ficará sozinha/
Sozinha eu não fico/ nem hei de ficar/ porque eu tenho o…/para ser meu par.
PEIXE VIVO:
Como pode um peixe vivo/viver fora da água fria?(bis)
Como poderei viver(bis)
Sem a tua, sem a tua/ sem a tua companhia (bis)
Os pastores desta aldeia/já me fazem zombaria(bis)
Por me verem assim chorando (bis)
Sem a tua, sem a tua/ sem a tua companhia(bis)
                                                                                       

2 comentários: